terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mais que tudo, mais consideração

Mais um ano (um corte em um tempo ininterrupto) se passa e os desejos clichês voltarão (se ainda não voltaram) a aparecer. Todos irão desejar mais felicidades, saúde, sorte e sucesso. Acontece que, tirando saúde, nada é de primária importância. Eu explico. A sorte depende de algo abstrato no qual não se pode depender, dessa forma, recomenda-se se preparar para o pior. Assim, se ela não lhe for favorável, não terás possíveis problemas “não esperados”. Sucesso e felicidade se confundem um com o outro e com o conceito de sorte. Sendo assim, são resultado de bom planejamento e sabedoria e/ou de algo abstrato que não conseguimos determinar (sorte).

Eu, pra variar um pouco, continuo na contra mão desses clichês. Não necessariamente por que são clichês, mas porque, como explicado anteriormente, não são primordiais. Nesse final de ano, após ver muitos fatos bizarros e lamentáveis, comigo e com todos os demais, desejo à você, além de saúde que é o quê há de mais precioso, mais consideração.

Muitos problemas bobos e não necessariamente “não capitais” ocorrem por pura falta de consideração. Consideração no dicionário é descrito por, além dos demais sentidos: “Reverência, apreço ou estima que se expressa por uma pessoa ou por alguma coisa; deferência”. É exatamente esse conceito que falta a grande parte das pessoas. Eu vejo essa falta de consideração se manifestando de duas formas: diz-se que irá fazer algo e não faz e deixa-se de fazer algo porque não considera-se o próximo.

Ambos os conceitos podem se misturar e fazem, dia a dia, vez por vez, uma enorme diferença na vida de uma sociedade. Seja essa o mundo, o país, o bairro, a família ou o seu relacionamento pessoal. A velha história (ressalva ortográfica pra quem aprendeu a escrever assim e dificilmente irá deixar de escrever) de ter-se mais solidariedade e zelo com o próximo. Ajudar o próximo sem ganhar nada, se pôr no lugar do outro para evitar qualquer eventual desentendimento e até mesmo para demonstrar afeto.

Há hoje uma tendência a compaixão ao próximo, que muitas vezes é o desconhecido, que é de extrema importância. Entretanto, o mesmo movimento não há em direção a quem mais se gosta. Parece que hoje em dia existe algum tipo de demérito em demonstrar interesse, afeto e consideração com quem se gosta. Como se fosse um jogo no qual demonstrar qualquer  preocupação servisse para que o indivíduo que pergunta revelasse algum tipo de fraqueza. Uma tendência cruel, na medida em que nos afasta da nossa real essência.

Há ainda aquelas preocupações cotidianas, de perguntar como foi o dia que, ainda que não seja de muita importância para quem perguntou, soa muito agradável para quem se sentiu minimamente importante. Com isso, não consigo entender o porquê de não se perguntar, então, tais simples preocupações que podem mudar o humor instantaneamente de muitos. Assim como o elogio sem qualquer tipo de interesse. Tais demonstrações de consideração são como as coisas simples da vida, fazem toda diferença ainda que muitas vezes não chamem a devida atenção.

Por isso, peço que todos nos preocupemos mais com os demais. Que tenhamos o cuidado de quando dizer que irá fazer algo, fazer de fato. Muitos acreditam e se planejam em cima do que disseste. Que consigamos abranger mais e mais pessoas, com poucas e simples palavras, tais como um bom dia na rua, uma gentileza, tudo isso somado no final faz uma enorme diferença. E o melhor: além de fazer bem para quem faz e quem recebe, é de graça.

Feliz ano novo e que parta mais de você, assim como de mim, todos os desejos dos demais.

Carinhosamente,

Danilo Rodriguez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário